segunda-feira, 2 de setembro de 2013

COMO ESCOLHER UM SOFÁ

Vai comprar um sofá?

Então o post de hoje é pra você... a ideia aqui é prestar um auxílio para sua escolha nesta compra, afinal o sofá é uma peça de mobiliário super importante na casa.

Vale a pena perder um tempinho e analisar a questão antes de sair comprando e depois se arrepender, não é mesmo?

A escolha de um sofá está diretamente ligada a vários fatores e analisá-los é a melhor maneira de tomar a decisão mais acertada.

Primeiramente temos os fatores gosto pessoal e custo - sobre os quais não terei nenhuma influência, claro - assim fiz uma lista de muitos outros para te auxiliar nesta analise , vamos a eles?


Primeiramente analise o ambiente e seu estilo de vida; em frente à lareira, em frente à TV para seu uso exclusivo, em frente à TV com uso simultâneo para receber amigos, de frente a uma janela ou varanda para contemplação e por aí vai...

Decidido isto comece a responder e estudar a lista de dicas e pequenos truques de decoração que preparei:

1)  Seu espaço é pequeno?

Em áreas pequenas coloque o sofá junto à parede, isto deixará a área de circulação livre e ainda possibilita uma composição com móveis ou mesinha lateral, uma poltroninha ou pufe.

2) Seu espaço é muito grande?

Por incrível que pareça, grandes espaços podem gerar grandes problemas, assim a dica é, coloque os seus sofás afastados da parede. Desta forma você gera a circulação por fora e traz aconchego ao ambiente. Imagine uma área enorme entre os sofás... as pessoas não conversarão ou terão que gritar para serem ouvidos.

3) Seu sofá ficará de costas para a entrada?

Não é recomendável colocar o sofá de costas para a entrada, isto não deixa o ambiente convidativo à entrada, é uma espécie de negação à presença de quem adentra o ambiente. 
Porém se a situação exigir, coloque atrás do sofá um pequeno aparador ou banco onde você possa fazer uma produção com objetos, plantas ou flores. Desta forma quem estará recepcionando no ambiente não será o sofá e sim esta peça.

4) Que tamanho de sofá comprar?

Tenha em mente que uma parede não pode ser toda ocupada por um sofá, temos que deixar espaço para no mínimo uma mesa lateral e também deixar um espaço entre ele e a parede lateral ou porta de circulação.
Assim para saber o tamanho ideal do sofá tire a medida da parede onde o colocará e faça a seguinte conta: 

Medida da parede -1ª.mesa lateral -2ª.mesa lateral (se houver)-40cm (total do espaço entre as mesas laterais e o sofá e entre as mesas laterais e as paredes) = comprimento do sofá.





































5) Qual modelo escolher?

Tem umas regrinhas que ajudam muito nesta questão:

Sofá para TV – melhor com encosto alto e assento profundo que pode ultrapassar 90cm de profundidade. Se este sofá não estiver encostado na parede e a vista de suas costas for importante, você deve colocar uma peça atrás dele para dar mais elegância como fiz aqui...

Sofá para living – pode ser encosto baixo e nunca muito profundo, no máximo 90 cm de profundidade, é mais adequado às posturas sociais.

Sofá de estilo – use-o apenas em ambientes sociais, pois costumam ser lindos, porém não muito confortáveis.

6) Qual a cor e a estampa do sofá?

Particularmente prefiro usar nos sofás tecidos lisos e de cores neutras para poder brincar com cores e texturas nas almofadas, abajures e etc. 

Abro exceção em casas de praia ou campo, pois são ambientes em que permanecemos por curtas temporadas e assim não se corre o risco da peça se tornar cansativa.

7) Qual material escolher, tecido ou couro?

Os tecidos tendem a ser mais bonitos, porém o couro é mais duradouro. Esta escolha requer uma análise sobre a presença de crianças, de animais ou se é um ambiente onde se corre o risco de cair uma bebida, como um bar por exemplo.




































Respondendo a estas questões tenho certeza que você terá toda segurança para escolher o seu sofá e espero ter colaborado, afinal este era o meu objetivo.

Uma ótima semana a todos!

Até mais...

Fonte: Pinterest/Eliane Sampaio Interiores


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...