quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O PAPEL SUBIU AS PAREDES

O papel de parede como recurso de decoração não é novidade alguma porém... tem seus segredinhos que eu contarei já, já!

Ele surgiu na China 200 anos AC... sim é muito antigo e lá ficou restrito até meados XVI e XVII, quando começou a ser usado na Europa em substituição às tapeçarias e eram sempre em motivos chineses, daí ser também conhecido como  chinoisserie.

Em se tratando do Brasil, o papel de parede ganhou espaço e se tornou popular a partir de 1960 – até aqui tudo Wikipédia, claro – mas, em minha opinião foi só na década de 90, com a abertura das importações que conhecemos padrões e qualidades diferenciados, o que levou a indústria nacional a se modernizar e assim todos saímos ganhando.


Usei este papel na CasaCor 2007 no Lounge do Banheiro Feminino e escolhi esta estampa cashmere, também conhecida como paisley, pois havia decidido dar um toque oriental ao ambiente...

Queridinho da decoração, o papel subiu literalmente as paredes em importância!

Como disse no início, vamos aos segredinhos?

Esta estampa em marrom com azul, combinação de cor que adoro, deu sofisticação ao quarto do casal simples e básico.

Adoro papel de parede que imprime textura e cor, como um tecido sabe?

Acima da boiserie em MDF com sulcos na horizontal para alongar o ambiente, usei este que é um papel padrão Chintz. que escolhi pra contrastar com o banco em fibra e com a brincadeira de tecidos na poltrona antiga. 
Não é proibido colocar quadros sobre o papel de parede, mas aqui escolhi apoiá-los sobre o jogo das laterais de cama que criei...

Acho muito prático os conjuntos de box+colchão  para camas, assim quando os uso sem cabeceiras, crio sempre boiseries de diferentes padrões para arrematar a cama e dar maior aconchego. Costumo chamar esta solução de Não Cabeceiras.

Adoro este listradinho da Ralph Lauren... ele tem a textura de um gorgorão. 
Atenção: como escolhi listras, coloquei na vertical para o encontro com o trabalho do forro do teto e boiserie com uma única almofada de menor profundidade que as bordas.

Este papel tem o padrão de uma juta e um segredinho... se você escolher um papel no padrão palha natural, palha de seda ou juta, melhor assumir as emendas com algum detalhe como fiz aqui, porque é impossível disfarçá-las...

Nesta casa de praia, escolhi para o living e toda a parede que sobe ao segundo andar, um papel padrão palha natural para trazer aconchego ao ambiente - que era claro demais - e fazer a ponte entre o branco das paredes e o piso em limestone
Não quis detalhe algum nas emendas porque a minha ideia aqui remetia à esteira de praia e colocar uma palha natural tipo esteira mesmo eu correria o risco da conservação em função da umidade do ar, assim escolhi este papel por ter tratamento anti mofo.

Neste caso, o padrão do papel é palha também, porém não tivemos problemas com as emendas porque a padronagem de cestaria forma um conjunto de losangos mesclando o tom natural da palha com um cinza azulado bem clarinho. Este efeito faz com que ele tenha aparência de uma peça única.

Continuando nos papéis com padronagens de fibra natural, este é campeão... é um papel com ripinhas de bambu natural em relevo, é o máximo e também não mostra emendas, veja só...

Sala de jantar grande, porém com roda-teto e rodapés altos, solução? listras na vertical para alongar o ambiente.

Existe uma infindável gama de padrões e agora, o que estou louquinha pra usar são os de efeito cinéticos...


Tem também os de efeito 3D, que se bem colocados, podem dar um efeito muito interessante e surreal...

Fiz também uma seleção de abstratos com inspiração retrô.

Outro segredinho... as fotos dos lançamentos acima são de um site de uma empresa alemã que vende papel de paredes pela internet que adorei e achei super interessante, é o site Papel de parede dos anos 70...

Eles entregam no Brasil e além de uma infinidade de padrões, o site oferece uma tabela super prática para cálculo da quantidade de rolos necessários, você clica lá, fornece altura e comprimento das suas paredes e o resultado é instantâneo, super prático!

Sabe por que achei isto interessante? 
Por que se tem uma tarefa chata e difícil é calcular a quantidade de rolos que você vai precisar comprar para revestir um ambiente. Sempre se corre o risco de comprar demais ou de menos... e o melhor  dos melhores? O preço é super em conta, mais baixo que muitas lojas populares por aqui.

Agora, um último segredinho... já é super tarde e estou com muuuiiito sono, assim sendo...

Até mais!

Fotos: papeldeparededosanos70/ Eliane Sampaio Interiores

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...