segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MICRO APTO

Por Alan Chu 

Existe um apartamento em São Paulo cujo projeto eu acho fantástico; por quê?
Porque este projeto tem acima de tudo, conceito.

É conhecido e chamado de micro apartamento e foi projetado pelo arquiteto Alan Chu. Um apto de 36m², incluso aí o mezanino.

Este apartamento foi projetado para um executivo recentemente divorciado e nas palavras de Alan Chu para a Dezeen Magazine “a decoração brinca com a transitoriedade do momento, um momento de mudanças, improvisação e reorganização”, mas ele é tão fantástico que vocês vão falar: ficaria com ele por toda a vida.



Conceito é tudo.

Conceito em um projeto faz toda diferença na qualidade de vida de quem vai utilizar o espaço e aqui neste projeto ele fez toda a diferença!



Começo por salientar a questão psicológica percebida e relatada nas palavras ditas pelo arquiteto.


Quando ainda fotografávamos nossos trabalhos em cromo (tipo de filme para fotos profissionais antes do advento da foto digital) fiz um projeto para uma cliente na mesma situação: divórcio recente. 
Como minha cliente permaneceria no imóvel, desde a primeira conversa sobre o projeto senti que o essencial seria uma grande mudança. Uma mudança que a levasse a viver em sua casa de forma totalmente diversa do que era até então. 
Este novo ambiente precisaria agir como cúmplice de uma nova era, uma nova vida.

Lendo a declaração de Chu, percebi que o conceito deste projeto teve o mesmo propósito: a nova moradia viria auxiliar a organização emocional do seu cliente e pode acreditar, esta força é real.


Veja agora as soluções encontradas para economia de espaços e os materiais incríveis escolhidos por ele. 

Pode entrar...


Estamos falando de um apartamento masculino, então praticidade é tudo na escolha dos materiais: piso de cimento queimado, revestimento em azulejos na cor branca e madeira para trazer o esperado aconchego. 

Estes azulejos são retangulares e bisotados que assentados na paginação “amarrados”, ou seja desencontrados, remetem à parede de alvenaria.

Uma ótima solução para a economia de espaço foi colocar em uma só parede um complexo de móveis que acomodasse ao mesmo tempo a área útil da cozinha com a área de lazer com TV.


Cinza, branco e madeira pontuado de vermelho – geladeira, tapete e poltrona- para trazer cor e emprestar alegria ao ambiente.






































Adorei a luminária tipo arandela que além de decorativa tem a função de iluminar o armário deslizante quando aberto.



































Um sofá/chaise em linho, quase uma cama, para TV e Estar ao lado da escada em espiral de metal preto fosco que leva ao dormitório no mezanino...

A partir do piso do mezanino a escada é envolta em um “caixote” de madeira super interessante...



































... que dá uma sensação de privacidade depois de se atingir esta altura na escada.


Chegando ao mezanino, em frente à escada, porta na cor preta que leva ao banheiro e faz parte do conjunto de armários também na cor preta, o que reservou um pouco a área do quarto que tem o guarda corpo em vidro, solução que amplia o ambiente dando sensação de abertura total.

Contrariando a teoria que cor escura diminui o ambiente, a parede atrás da cama na cor preta dá continuidade ao armário da mesma cor e este efeito alonga visualmente o ambiente.

A vista do mezanino para o sofá de TV no nível inferior dá uma noção da dimensão do apartamento.
Agora o projeto! 
Além de conferir a real dimensão do apartamento, você poderá ver todo o layout ...

Piso Térreo em planta


Planta do Mezanino

Vista em corte...



































Maravilhoso não? Soluções extraordinárias sempre nascem de algum tipo de limitação: espaço, orçamento, arquitetura imutável e etc e tal,

Este projeto mostra como é possível se fazer um grande projeto em um pequeno espaço!

Uma ótima semana a todos!

Até mais...

Fotos: Djan Chu/ Dezeen/Archdaily

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...