As casas pré-fabricadas podem ser manufaturadas ou modulares. Existe toda uma diferença técnica entre elas, mas caso você se encante com a matéria e queira se aprofundar no assunto pode me escrever que passo isto a você.
Tenho uma experiência pessoal com este tipo de casa.
Há muito tempo atrás, muito mesmo tipo, 26 anos atrás especificamente, meu marido e eu compramos um terreno para uma casa de campo e o casalzinho jovem além de sofrer de alta ansiedade, estava naquela fase, começo de vida sabe? Jeito bonito de falar, sem muita grana!
Então, a idéia era ter uma casa para os finais de semana de modo mais rápido e mais barato que a construção convencional. Como naquela época nem sonhávamos com foto digital, achei na internet uma casa que se parece mais ou menos com a nossa de então...
Adoramos a casinha, que é o que ela era, parecia de boneca!
O tempo foi passando e fomos reformando aqui, anexando ali e hoje a nossa casinha é o miolo de uma casa de alvenaria...
Desculpem pelo depoimento pessoal, não resisti...
Uma casa que me encantou em minha pesquisa foi a log home, que consiste no uso de toras de madeira. Populares na Finlândia, Rússia, Noruega e Suécia, elas estão começando a virar tendência no Brasil somente agora. Veja que espetáculo!
Este tipo de casa encanta não só pelo preço e praticidade na construção, mas também pela sua própria beleza, é a madeira que aconchega e nos transporta ao estilo chalé de se viver!
As casas pré-fabricadas evoluíram muito, dos modelos simples chegamos ao estilo contemporâneo e com linhas atuais.
Não são muitos os modelos contemporâneos que encontramos no Brasil, pois creio que com a facilidade para contratação de mão-de-obra civil, este tipo de casa ficou reservado a casas de final de semana no campo, na praia ou na montanha.
Em outros países que tradicionalmente utilizam este tipo de construção, os projetos são muitos e bastante diferenciados...
Esta evolução foi além do estilo arquitetônico e cada vez mais são aplicados métodos ecológicos a este tipo de construção, o que eleva o seu valor, não só conceitual como econômico.
Agora nos Estados Unidos, surgiu um novo conceito de casa pré-fabricada, é o estilo The Crib ou O Berço em tradução literal.
É uma casa pré-fabricada em miniatura que pode ser usada como uma cabine de fim de semana, um escritório, estúdio ou casa de hóspedes no quintal. Olha que sonho!
A estrutura desta casa é inspirada nos silos americanos usados antigamente para armazenagem de milho seco e protegê-lo dos roedores.
Animou? A vida é corrida, você não tem tempo nem paciência para se dedicar a uma obra e sofre de alta ansiedade como eu? É preciso só o terreno para ter uma casa.
Até mais...
Fonte: designmilk.com, pinterest, casaprefab.com.br, builersmagazine.ro, casademadeira.org, guiadacasa.com, style.greenvana.com, casaskurten.com.br
Fonte: designmilk.com, pinterest, casaprefab.com.br, builersmagazine.ro, casademadeira.org, guiadacasa.com, style.greenvana.com, casaskurten.com.br