sexta-feira, 26 de abril de 2013

SANTA ILUMINAÇÃO: halógenas e LEDs

Hoje ninguém tem dúvidas quanto à importância da iluminação no ambiente.

E quando me refiro à iluminação, falo em projeto luminotécnico que, apesar do nome pomposo, nada mais é do que determinar os pontos de luz e escolher os tipos certos de lâmpadas para cada ponto de modo a valorizar o ambiente e determinados objetos.

O efeito cênico que conseguimos com a luminotécnica ajuda a decoração a “dar seu recado”.

Existem lâmpadas para diferentes efeitos e finalidades. No caso da foto abaixo, usei uma luminária com lâmpada halógena AR70, do tipo focal, ou seja, direcionada ao objeto que eu queria valorizar.

Fonte: elianesampaiointeriores/2005

Gostou do efeito?
Até parece arte não? Mas é apenas um artesanato (sabe a diferença? Numa próxima postagem podemos tratar do assunto).

Repare que a luminária no teto é quase imperceptível - e este é o conceito - pois a iluminação técnica é mais para ser percebida do que vista. Isso, claro, não quer dizer que devemos abolir lustres e peças decorativas: tudo tem seu lugar e sua utilidade!

Para iluminar quadros, além das halógenas dicróicas embutidas no teto, temos luminárias com lâmpadas halógenas halopin compactas que contribuem para a importância da obra de arte, neste caso, só use esta peça com obras de arte. Aqui a obra é do Gregório Gruber.

Fonte: elianesampaiointeriores/2000

Eu, particularmente, adoro distribuir as luminárias de forma a obter intensidade de luz somente quando necessário e iluminação indireta sempre, que é mais aconchegante e relaxante.
Uma boa peça para se conseguir este efeito são as luminárias de piso; proporcionam luz indireta e decoram o ambiente

Fonte: elianesampaiointeriores/2000

Esta não parece...é uma obra de arte, precisamente um Claudio Tozzi.
Nós mulheres adoramos luz jogada para o teto, pense , alguém aí precisa de holofotes? Só se vierem acompanhados de Photoshop, certo?

Apesar de hoje não ser uma grande novidade, o lançamento do século em termos de iluminação é o LED  

O LED vem ganhando mercado por diversas razões: baixo consumo (menor impacto financeiro e ambiental), vida útil praticamente eterna e ausência de mercúrio em seu interior (menos poluente quando descartado). Fora que possui tamanho bastante reduzido e emite pouquíssimo calor, dando total liberdade de criação.

Em piscinas o efeito faz com que a água “salte aos olhos”

Fonte: thapamami.com.br

Bem colocadas em um living, produzem dramaticidade...

Fonte: ledinglab.com

Como balizador de escada, não tem concorrente


Alguém tem dúvida do efeito em um jardim?

Fonte: readerdigest.com.au


Apesar da nova legislação brasileira, o uso do LED em residências ainda é pouco difundido devido ao alto custo da luminária e da lâmpada (mesmo se compararmos sua vida útil às demais).

Entretanto, como toda tecnologia, o que hoje custa muito amanhã se populariza, cria escala e então poderá ter uma presença maior em projetos.

Um ótimo final de semana pra vocês

Até mais...


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...